terça-feira, 30 de abril de 2013

Capitulo I, e assim começamos este blog

Saint-Nicolas-Aux-Bois, no departamento do Aisne, Picardie
Ja fazem 7 anos que estou morando na França. Nao, eu nao moro em Paris.... moro numa cidadezinha pequena, na departamento do Oise, na Picardie.

Neste momento voce deve estar se perguntando: onde é isso? Nao pense que voce é ignorante na geografia francesa. Também ouço muito esta pergunta de franceses que moram na regiao parisiense.

A Picardie corresponde ao nosso Minas Gerais: cheio de fazendas, campos de plantaçao, produtores de leite. Muito verde, muita calma. Talvez, calma até demais para quem veio de Sao Paulo.

Esta regiao é linda e aos poucos dividirei fotos fantasticas da minha Picardie. 

Decidi escrever este blog porque preciso dividir minhas experiencias. Nao é so escritores americanos que possuem experiencias fantasticas na França e mudam a vida da familia. Brasileiro também.

Cheguei na França, por amor. Nao é por amor ao pais, ou amor por um frances. Simplesmente meu marido, que é brasileiro também foi convidado a trabalhar aqui e apos nosso casamento, começos nossa aventura na terra do croissant.

A França é maravilhosa. No inicio achei o lugar mais detestavel do mundo, o povo mais mal educado do mundo e um pais mais desorganizado do mundo. Hoje todas minhas premissas sobre a França cairam por terra e me vejo questionando maes francesas como educar as crianças "à la française",  como faze-las comer "à la française" e participando de todos eventos sociais da minha cidade procurando se integrar o mais possivel, primeiro para quebrar meu isolamento social (mae de dois, voce sabe, passa muito tempo a correr atras de fralda, papinha e escola e pouco tempo para fazer amigos), segundo porque simplesmente acabei me fascinando por este pais e por este povo.

Este é meu conselho para quem embarca nas terras francesas. Se de um tempo. Voce pode achar tudo aqui muito complicado, detestavél, cheio de regras e etiquetas, mas eu garanto, se voce abrir sua mente e seu coraçao, voce vai querer depositar suas malas por aqui, para sempre.


Um grande beijo com cheirinho de macarron

Lucienne Gasparotto

Nenhum comentário:

Sociable